25/10/2018   -   Fonte: Portal do Agronegócio

Plantio de soja no Brasil chega a 34%, com ritmo puxado por MT, diz AgRural

A semeadura da oleaginosa deste ano é a mais acelerada já registrada no país, superando a safra de 2016/17, na qual 28 por cento da área total estava plantada em igual período. Esse ritmo de plantio significa que o Brasil poderá ter mais soja colhida já em janeiro.

O número deste ano está muito acima dos 20 por cento registrados há um ano e 18 por cento na média de cinco anos.

O Mato Grosso, maior produtor de soja do país, é o Estado com maior avanço dos trabalhos no campo, com 62 por cento da área total plantada, ante 34 por cento na semana passada e 27 por cento na comparação anual.

“Apesar do ritmo acelerado dos trabalhos, a distribuição das chuvas ainda deixa a desejar no Estado, com bons volumes em algumas regiões e acumulados ainda abaixo da média em outros”, disse a AgRural em relatório.

O Paraná, que liderava o plantio e é o segundo maior produtor nacional da commodity, perdeu fôlego na última semana, em decorrência da continuidade de chuvas acima da média. O Estado atingiu 48 por cento da área, ante 40 por cento na semana passada e 53 por cento há um ano, segundo a AgRural, que confirmou dados divulgados no início da semana pelo governo estadual.

MILHO

A semeadura da primeira safra de milho 2018/19 na região centro-sul do Brasil chegou a 48 por cento nesta semana, avanço semanal de 4 pontos percentuais, ante 42 por cento há um ano e 45 por cento na média de cinco anos, segundo a AgRural.

“Os trabalhos seguem concentrados no Sul do país, onde o excesso de chuva desta semana deixou o plantio mais lento, ainda que já perto do fim nos três Estados da região”, disse a consultoria.